Quem Somos?

Este site tem como único objetivo ser um canal para preservar, mesmo que de forma bem simples e resumida, a história de nossos grandes ídolos. O torcedor do Fluminense Football Club tem a oportunidade de rever os craques que nos deram tantas alegrias; e os mais jovens poderão conhecê-los.

Não temos patrocínio (e não queremos) e nenhum objetivo comercial. Os banners que por acaso possam aparecer no site são de empresas da própria família. Essas produções são produtos de puro fanatismo e amor ao Fluminense.

Assim, como nossa pretensão é divulgar as imagens dos craques tricolores, o conteúdo deste site está à disposição de todos para cópias. Por questões éticas, não se esqueça de citar a fonte.

O nosso primeiro curta foi com Valdo o nosso eterno artilheiro. Ele jamais será ultrapassado como o primeiro artilheiro do Fluminense e sua média de gol por partida é maior do que a do também craque Zico, do outro time. Começamos as gravações com os mais antigos, por óbvias razões, e chegaremos até a era Conca.

O formato do curta será sempre o mesmo, uniforme, variando de quatro a dez minutos; não haverá nenhum efeito especial já que o nosso interesse é mostrar quem foi e como está o nosso ídolo.

Valterson Botelho.

Quando criança, no interior de Minas Gerais, o meu programa favoritíssimo era o Canal 100 com jogos do Maracanã, especialmente do Fluminense. Cheguei ao Rio de Janeiro, no domingo de manhã de 10 de janeiro de 1965, via Expresso Brasileiro, vindo de São Paulo,  minha primeira conexão. De uma hospedaria da Praça Mauá, perto da antiga rodoviária da cidade, graças às informações do porteiro, peguei um ônibus e saltei defronte ao Maracanã. Comprei meu primeiro ingresso e vi jogarem, ao mesmo tempo, quantos craques citados nesta súmula:

BOTAFOGO FR 3 x 2 SANTOS FC

Data – 10 / 01 / 1965

Local – Maracanã (Rio de Janeiro)

Árbitro – Albino Zanferrari

Botafogo – Manga, Mura, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Élton e Gérson;

Garrincha (Zagallo), Jairzinho (Adevaldo), Arlindo e Roberto (Hélio Dias).

Técnico: Geninho.

Santos – Gilmar, Ismael, Modesto, Haroldo (Lima) e Geraldino; Zito e

Mengálvio; Peixinho (Toninho), Coutinho, Pelé e Pepe.

Técnico: Lula.

Gols – Jairzinho, aos 20’, Roberto, aos 40’ e 43’ (1º tempo);

Coutinho, aos 4’ e 25’ (2º tempo).

Obs: 1) Paulistinha, Manga e Pelé foram expulsos;

2) Enquanto Hélio Dias de Oliveira não entrava, Roberto foi p/a meta;

3) Não houve o segundo jogo por falta de datas, ambos foram excursionar e declarados campeões. Garrincha, Pelé, Pepe, Zagalo, eram demais. Jairzinho, então muito, porque hoje é meu vizinho no Leme e a gente se fala.

 

botafogo 1965

Botagogo 1965

maracanã antigo

Velho e amado MARACANÃ

santos 1965

Para voltar à hospedaria depois do jogo só consegui chegar lá pelas onze horas da noite, já que o jogo começou as 18:30 horas.  Na época, era assim em virtude do forte calor. Como nunca havia visto, de verdade, um travesti, um elevador e tampouco uma TV, foi difícil o percurso entre a Cinelândia, onde consegui chegar do Estádio e à antiga Praça Mauá.  Mas cheguei e no outro dia de manhã, o Vasco da Gama treinava num campo do Exército na Av. Brasil e lá estava eu procurando emprego de repórter esportivo, o que não consegui até hoje.  É possível que Deus quisesse algo melhor para mim.

Desta data, em diante, é difícil que alguém tenha frequentado os jogos do Maracanã, e também os suburbanos, mais do que eu. Houve ano que não perdi nenhum jogo no grande Estádio.

Para comemorar estes 52 anos de fidelidade ao Estádio Mário Filho e ao futebol carioca, coloco o vídeo dos gols do primeiro jogo que assisti, Botafogo 3 x Santos 2.  A festa não foi completa porque não tinha o já meu querido Fluminense F. C.

Vejam em https://www.youtube.com/watch?v=pIvgjvIv5xo

 

 

Notícias

ANIVERSÁRIO DO FLUMINENSE: 115 ANOS

FLUMINENSE 115 ANOS DE HISTÓRIA.

ANIVERSÁRIO DE 115 ANOS DO FLUMINENSE

www.reliquiano.com

www.reliquiano.com

GALHARDO, CAMPEÃO DE 70, VISITA O FLUMINENSE.

Foi um prazer receber neste fim de semana o nosso campeão Galhardo.

Ingratidão tricolor

Traumas de uma paixão

Faleceu o presidente

Dr. Sylvio Kelly

Curso Jornalismo Esportivo

jornalista José Resende

Próxima rodada